SIMERS
Prédio Administrativo em Porto Alegre
Execução por Contrato de Empreitada Parcial
Cliente
Sindicato Médico do Rio Grande do Sul
Ano
2021
Área
394,78 m²
Projeto Arquitetônico
O projeto de ampliação de infra estrutura do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul tinha o desafio de fazer em pouco tempo uma reforma que permitisse utilização imediata.
Um imóvel antigo totalmente adaptado a sua nova função. Uma obra de qualidade dentro de orçamento e prazos limitados. Assim é o novo espaço do Sindicato Medico do Rio Grande do Sul.
No prédio existente, havia um entrepiso de madeira e instalações precárias que foram sendo adicionadas ao longo do tempo. O telhado não protegia da chuva nem do calor.
A MSR Engenharia já iniciou sua participação na etapa de projeto, auxiliando na definição das soluções executivas para ampliação da laje, execução alvenarias, instalações e telhado.
Nestas situações, o projeto já é compatibilizado com a engenharia, pois as definições foram discutidas e acordadas ainda na fase projetual, permitindo velocidade na execução da obra.
Diferenciais de sustentabilidade foram executados, como uso de água da chuva e eficiência energética.
A fachada com painel de ACM recortado torna o projeto único, com linguagem e identidade própria, trazendo contemporâneidade ao tradicional sindicato médico gaúcho.
A estrutura do telhado, instalações complementares, esquadrias e os acabamentos são novos e foram definidos dentro de especificações que levaram em conta fatores de estética, praticidade e velocidade de execução.
O espaço de convívio ao fundo tem a função de área de descompressão e foi executado com a execução de novas cortinas de concreto. As cortinas diminuíram as contenções de terra, que eram taludes e permitiram acréscimo da área de utilização.