top of page
porto 1.jpeg

PORTO 1820

Prédio de Apartamentos em Porto Alegre 

Execução por Contrato de Empreitada 

Cliente

SMART 

Arquitetura para Vida Contemporânea

 

Ano

2020

 

Projeto Arquitetônico

Smart Arquitetura

 

 

 

 

 

Uma obra complexa, onde se navega por diferentes escalas para que se atinja um resultado de excelência técnica. Na obra da Porto, a etapa de fundações já é um desafio de grandes proporções. 

 

Escavar o terreno, acertar os níveis, construir a estrutura e planejar as próximas etapas... Neste local muito especial da Cidade de Porto Alegre, a MSR está executando um projeto de alto padrão para clientes exigentes, onde cada nova atividade exige atenção aos detalhes.

 

 

A etapa de planejamento desta obra exigiu uma solução inovadora: começar a obra de cima pra baixo, ou do fundo pra frente. Esta solução foi pensada para que a estrutura que estiver sendo construída já sirva de contenção para o terreno.

Aliás, o planejamento é crucial neste projeto: como é um terreno singular, que se mistura ao construído, a etapa de planejamento foi longamente desenvolvida para se garantir que a obra estivesse organizada nos minímos detalhes. 

Quando a etapa da fundações estiver vencida, se inicia a estrutura, predominantemente em concreto aparente. Por fim, os acabamentos, que serão instalados com cuidado aos detalhes para complementar esta singular obra de engenharia com valor arquitetônico.

 

O projeto do Porto 1820 realizado pela Smart e Ideia 1 será um marco na cidade por uma série de fatores. Começando pela localização privilegiada: à direita o Parque Marinha do Brasil e estádio Beira Rio; à esquerda, o Parque Pontal e a Fundação Iberê Camargo; à frente, as águas do Guaíba com seu lindo seu pôr do sol.

Um projeto de alto padrão de 26 residências numa construção bem horizontal de quatro pavimentos. Todos apartamentos tem vista para o Guaíba e grandes sacadas integrando a planta livre de cada residência com o exterior e a paisagem. Os volumes de concreto aparente das unidades são como molduras discretas, dando protagonismo para a natureza já presente e exuberante. Os apartamentos tem duas tipologias: de 220 m² ou 445m²; a construção tem dois acessos, um pela Avenida Padre Cacique e outro pela rua Pinheiro Borba, acima com grande desnível. Esta condição já exigiu uma solução inovadora na execução, por tratar-se de uma obra que precisava começar de cima para baixo, ou do fundo para frente. Esta solução foi pensada para que a estrutura que estiver sendo construída já sirva de contenção para o terreno.

IMG-20220908-WA0010.jpg
IMG-20220908-WA0014.jpg

Trata-se de uma obra complexa, onde se navega por diferentes escalas para que se atinja um resultado de excelência técnica. Na obra da Porto, a etapa de fundações já foi um desafio de grandes proporções. Escavar o terreno, acertar os níveis, construir a estrutura e planejar as próximas etapas.

 

Aliás, o planejamento foi crucial neste projeto: como é um terreno singular, que se mistura ao construído, a etapa de planejamento foi longamente desenvolvida para se garantir que a obra estivesse organizada nos mínimos detalhes. Quando a etapa das fundações foi vencida, se iniciou a estrutura, predominantemente em concreto aparente. Por serem volumes em balanço com diferentes projeções e dimensões houve uma maior complexidade executiva, que culminou numa linda “fachada em movimento”. Os vãos livres de 12,5 metros foram vencidos por lajes protendidas.  O projeto de acústica também inova com vidros duplos insulados e esquadrias PVC preto.  Todos os apartamentos tem manta acústica em todos ambientes. Foi utilizado a linha silentium da Amanco.

Os 26 apartamentos são únicos, possibilitando uma total personalização. Projetos de interiores elaborados por escritórios de arquitetura contratados pelos clientes, compatibilizados pela Smart durante a execução e executados pela MSR durante a construção do prédio. Outro ponto importante do projeto foi a verdade dos materiais, a utilização de materiais naturais, como pedras e madeiras naturais, garantindo autenticidade e contemporaneidade.

20200921_115241.jpg
IMG_20210414_111004.jpg
IMG_20210319_160912.jpg
1615636511571.jpg
bottom of page