Prédio Educacional em Porto Alegre - RS

Execução por Contrato de Empreitada Global

Cliente

Pan American School

 

Ano

2018

Área

557,00 m²

 

Projeto Arquitetônico

Santini & Rocha Arquitetos

 

 

 

 

 

ROOFTOP

PAN AMERICAN SCHOOL

A obra do Novo Rooftop do Panamerican era um sonho antigo do Colégio, que precisa de mais áreas abertas para as crianças. Como são atividades ao ar livre, sujeitas a ação de interpéries, foram criados planos de ação para minimizar incidentes causados por chuvas durante os trabalhos.

É uma obra que foi realizada com a escola funcionando, e se fez necessário um planejamento preciso das etapas do cronograma. A primeira etapa foi a montagem do canteiro no terreno ao lado, com escada temporária dentro dos padrões exigidos pela Segurança do Trabalho e DRT.

Em seguida foram realizados reforços estruturais para permitir o uso da laje de cobertura como terraço.

Estes reforços foram executados por baixo da laje, dentro do forro mineral existente, que precisou ser retirado e refeito. Ao mesmo tempo, acima da laje, foi retirado o antigo telhado e realizada impermeabilização com manta dupla aderida. 

Acima da manta foi realizada uma concretagem de contrapiso armado com 10cm de espessura. Também foram concretadas vigas de bordo que suportam a estrutura metálica periférica. Entre o contrapiso e a impermeabilização foi instalada uma camada de EPS para melhorar os aspectos térmicos e acústicos, pois no andar debaixo se encontram salas de aula.

Acima do contrapiso foram instalados grama sintética e piso especial para prática esportiva de  crianças. No centro da laje, foi realizado um acesso ao Rooftop com estrutura metálica, sendo a laje executada com painéis treliçados de concreto pré-fabricado. Esta especificação foi realizada para garantir o mesmo padrão das outras obras realizadas pela MSR no Panamerican.

Foi construída a continuação da escada existente, em estrutura metálica, com degraus em basalto. Um detalhe importante é o forro do volume metálico, realizado em madeira Jatobá, com lâminas em direções variadas. Este forro está protegido por uma cobertura de policarbonato escondida na estrutura.

Por fim, é mais um espaço entregue dentro dos prazos e padrões exigidos, com qualidade arquitetônica, conforme o propósito da MSR Engenharia de construir arquitetura.