A construção da nova sede da ADUFRGS apresentou diversos desafios. A obra foi realizada em 14 meses, de agosto de 2014 a outubro de 2015. A participação da MSR começou antes mesmo da sua efetiva contratação.
Durante o projeto, a MSR auxiliou na definição do método executivo para construção do subsolo. Foi definido que seriam realizadas as estacas até o nível de projeto, e depois escavado o solo com a preservação de bermas em 45 graus nos perímetros.
Depois foram realizados trechos de cortina concomitantemente a escavação das bermas, enquanto prosseguia a construção dos pilares e demais elementos da estrutura. Durante a escavação, que foi realizada no limite do perímetro do terreno, foi detectado que um dos vizinhos havia avançado a fundação e foram necessários ajustes para que a obra seguisse em frente.
A estrutura foi executada na sua totalidade com o conceito de estrutura aparente, em concreto. Os pilares redondos foram concretados com formas de papelão plastificado e as lajes com compensado plastificado.
Este edifício possui detalhes específicos para aplicação de materiais diversos e únicos, como esquadrias pele-de-vidro, revestimento miniwave da Hunter Douglas, forros de madeira do auditório e parede externas revestida com basalto em tiras.
Quem visita a ADUFRGS não consegue ficar indiferente ao resultado, que é um edifício com personalidade onde a execução da MSR contribuiu de forma decisiva.