Lida Urbana
Uruguaiana RS
Execução por Contrato de Empreitada Parcial
Cliente
Lida Urbana
Ano
2021
Área
2287 m²
Projeto Arquitetônico
A obra do prédio Lida Urbana tem um significado muito especial para a cidade de Uruguaiana.
É um projeto inovador por diversos aspectos, tanto de funcionalidade, estética e técnica construtiva.
No aspecto funcionalidade, será um moderno coworking de negócios, com rooftop, térreo comercial e um átrio aberto que une todos os espaços do edifício, permitindo conectividade espacial.
Na estética, é um prédio com estrutura em concreto aparente, iluminação natural e conceitos modernos ds sustentabilidade, como uso de brises para controle solar, flexibilidade de espaços, uso de agua da chuva e eficiência energética.
Uruguaiana é uma cidade planejada com traçado xadrez, a estrutura do prédio segue essa lógica, tendo questões orgânicas ligada ao campo na parte interna dos acabamentos (tapetes, desenhos de móveis).
A obra do prédio Lida Urbana tem um significado muito especial para a cidade de Uruguaiana. É um projeto inovador por diversos aspectos, tanto de funcionalidade, estética e técnica construtiva. Duas empreendedoras resolvem fazer um cooworking para negócios do campo e procuraram a AT Arquitetura para desenvolver o projeto. Os arquitetos desenvolveram o nome e a marca do negócio, sendo batizado de Lida Urbana. Economia colaborativa vinculada a questões do campo. A Materialidade do concreto, a estética do frio, sem adornos, material de fato, precisavam de uma construtora que entendesse o conceito e trabalhasse para não precisar resolver questões a posterior, comentou um dos autores, arquiteto Maurício Ceolin.
Foi um projeto completo desde a comunicação visual, projeto executivo, acompanhamento e projeto de interiores. O programa do prédio é um coworking, com rooftop, térreo comercial e um átrio aberto que une todos os espaços do edifício, permitindo conectividade espacial.
No térreo há um café aberto ao público, um deck com jardim, e no térreo com salas de reuniões para locação, auditório, átrio com galeria de arte. Nos pavimentos superiores, as salas com planta livre, estrutura sempre bem marcada no espaço. O último andar tem espaço para eventos com planta baixa recuada de menor dimensão. Construído em concreto aparente, tem a malha estrutural refletida nas fachadas com pilotis no térreo e vidros recuados com paredes e lajes avançando no exterior.
É no método construtivo, onde a MSR Engenharia participa ativamente desde o início do projeto, contribuindo com soluções construtivas, como propor laje protendida maciça e plana ao invés do tradicional sistema com vigas que estava definido no projeto estrutural. É um prédio ousado para Uruguaiana, com forte identidade e por isso cumpre um papel importante de transmitir com sua arquitetura o conceito do empreendimento que é ser um polo de inovação, de conexões e de contemporaneidade.