top of page
Ponta da Figueira A-039 entorno.jpg

Casa Ponta da Figueira

Residência Unifamiliar em

Eldorado do Sul - RS

 

Cliente

Particular

Ano

2020-2021

Área

450 m²

 

Projeto Arquitetônico

B2F Studio

 

 

 

 

 

A Casa Ponta da Figueira está localizada no condomínio Ponta da Figueira, em Eldorado do Sul-RS. É um lindo condomínio, com acesso direto ao Rio Guaíba e canais navegáveis.

 

A arquitetura da casa utiliza materiais locais como tijolo, concreto aparente e madeira, de uma forma criativa e sofisticada.

 É no desenho que o projeto se destaca, e a execução desta obra por parte da MSR Engenharia teve o cuidado de valorizar os detalhes.

 A espacialidade e iluminação natural são qualidades do projeto e cada ângulo da casa reflete o cuidado com as proporções, materialidade e acabamentos.

 A MSR Engenharia participou desde as etapas iniciais do projeto, contribuindo com as melhores soluções executivas. 

 O resultado é uma obra atemporal com alta qualidade estética, funcional e construtiva.

Ponta da Figueira A-143.jpg

O partido surge de uma barra de serviços que compõe um volume maciço no térreo e outro no segundo andar. Este último se descola do volume do térreo justamente para possibilitar que o sol poente possa invadir os dormitórios. A materialidade é uma barra de concreto no térreo e outra de tijolo a vista no segundo andar. A casa tem uma construção mais vernacular, com tijolos com função de parede portante no segundo andar deixados a vista. O térreo tem um pátio interno no hall e na sala de estar. A barra do segundo andar são três suítes fragmentadas, com duas grandes perfurações que permitem janelas voltadas para o lago com orientação solar norte, com máscaras de cobogó em alguns momentos.

Os 4 pilares do térreo sobem para o segundo andar, as paredes não alcançam a laje do segundo pavimento, liberando os volumes que recebem estrutura de vigas metálicas que servem como elemento de transição. Os fechamentos nesses vãos onde a parede não alcança a laje, são feitos em vidro. O metal faz a interlocução entre essas duas escalas. A estrutura metálica faz os arremates que são necessários, vidros sem montante com baguete de alumínio de polegada em polegada, metal alinhado com os planos. A peça também serve para as esquadrias do térreo de três folhas tenham um apoio. A estrutura serva para gerar esse descolamento e a compreensão de que é um volume flutuando sobre esse outro volume do térreo. Uma complexidade na construção foi a execução em paredes de tijolo maciço com função portante com amarração de aço entre as fiadas. Construtivamente foi complexo, mas alcançou o objetivo.

Ponta da Figueira A-232.jpg
WhatsApp Image 2021-04-09 at 11.00.35.jp
WhatsApp Image 2021-04-09 at 11.00.36 (1
WhatsApp Image 2021-04-12 at 14.09.04.jp
WhatsApp Image 2021-04-12 at 14.09.02 (1
WhatsApp Image 2021-04-14 at 18.15.34.jp
bottom of page