Edifício Lina
Prédio de apartamentos em Porto Alegre/RS
Execução por empreitada global
Cliente
Ano
2023-2024
Área
1000 m²
Projeto Arquitetônico
O edifício residencial Lina, projetado pelo escritório Ideia 1, é uma proposta com escala similar ao Sodré 272, um projeto que foge aos padrões atuais da incorporação no nosso país por diferentes fatores. Começa pelo terreno de 11 metros de frente por 24,60 metros de profundidade; no mercado imobiliário atual, a maioria das incorporadoras diria que a frente é muito pequena e não teria índice suficiente para ser feito um edifício.
Esse projeto mostra que essa visão é equivocada e que essa tipologia de prédio de menor escala com poucos apartamentos tem muitas vantagens.
O edifício de quatro pavimentos tem um apartamento no térreo; 4 apartamentos de dois dormitórios e duas coberturas com terraço. O prédio no exterior é todo em concreto aparente e no interior dos apartamentos as lajes também tem o mesmo material exposto.
São definidos como “apartamentos fora dos padrões atuais, que te permitem viver em liberdade”, no conceito dos autores, eles defendem que atributos do passado estão presentes no futuro. A fachada com floreiras, os janelões de piso-teto, a madeira nas venezianas de correr e os painéis no térreo de Fabio Flaks são elementos que diferenciam esta obra que consegue chegar à elegância com simplicidade.
Por estar num terreno tão estreito, cada centímetro é importante, não sendo permitido nenhum erro de dimensionamento na execução; além disso a pedra portuguesa em vários momentos do projeto exige uma execução primorosa.
As soluções de concreto aparente, escoramento e formas são diferenciais do edifício. Por fim, a escada de entrada no térreo, em especial, é um trabalho artesanal e muito difícil, com formas em curva.